O aplicativo TrueCrypt criptografa documentos e permite criar duas senhas, para aumentar a segurança dos dados armazenados em seu pen drive.
Ele é considerado um dos melhores programas de criptografia na atualidade e ainda pode rodar diretamente de um pen drive, sem nenhuma perda de funcionalidade.
Seu funcionamento é simples: rapidamente ele gera um arquivo criptografado que pode ser montado como um disco virtual. Depois de feita a encriptação, só é possível acessar os documentos com uma senha. Quando a unidade é montada no sistema operacional, você está liberado para alterar os arquivos livremente, pois a criptografia é feita automaticamente a cada ação.
Ainda há um recurso interessante: ele permite a criação de duas senhas. Uma delas, como é usual, desbloqueia todos os dados. Mas a outra senha libera apenas um conjunto previamente estabelecido das informações. Assim, se alguém forçar o usuário a entregar a senha, só serão exibidos alguns arquivos.
Os algoritmos utilizados na codificação são: AES-256, Blowfish (448-bit key), CAST5, Serpent, Triple DES, e Twofish. Seu modo de operação é LRW(com suporta a CBC).
.
A tradução é opcional, caso você seja familiarizado com o inglês, não precisa instalar a tradução.
.
Download programa! (.exe 2.99 MB)
Download tradução! (.zip 56 KB)
.
Instale o programa. Em seguida, descompacte o arquivo de tradução. Pegue o arquivo com extensão .xml e coloque no diretório onde o Truecrypt foi instalado.
Para mudar o idioma, vá até “Settings” > “Languages” e selecione o português.
O programa cria um drive virtual no seu computador, por isso, ele apresenta várias letras de unidade de disco.
Opções avançadas estão disponíveis, mas não vou tratar delas agora.
.
Criando partição protegida:
.
1 – Escolha uma das unidades disponíveis, F:, G:, H:, ou qualquer outra.
.
2 – Clique em “Criar Disco”.
.
3 – Na próxima janela, selecione a primeira opção.
.
4 – Escolha o tipo de proteção, para esse tutorial, selecione a primeira opção.
.
5 – Escolha a pasta onde o Truecrypt irá salvar as informações de seus dados. Para facilitar, coloque a extensão “.tc” no arquivo, por exemplo: “arquivo.tc”.
.
Importante: Guarde o arquivo gerado em qualquer pasta do seu computador, fique atento para não esquecer onde foi colocado.
.
6 – Selecione o sistema de criptografia a utilizar, por default, deixa a que está.
.
7 – Escolha o tamanho da partição a ser criada. Tenha em mente a quantidade de arquivos que deseja guardar, assim, poderá selecionar um tamanho adequado.
.
8 – Configure sua senha. O programa recomenda senhas acima de 20 caracteres, caso sua senha tenha menos de 20 caracteres, o programa exibirá uma mensagem perguntando se deseja ou não prosseguir com a senha atual.
.
9 – Em seguida, o programa começará a criptografar a partição, aguarde alguns segundos e clique em formatar. Espere o processo de formatação. Em seguida será exibida uma mensagem de conclusão do processo.
.
10 – Vá até o diretório onde escolheu salvar o arquivo e confira se ele está lá.
.
Como acessar e inserir arquivos na pasta protegida:
.1 – Dê um clique duplo sobre o arquivo criado:
.
2 – Selecione a unidade criada e clique em “Montar”, em seguida a senha será pedida.
.
3 – Logo depois, será mostrado na mesma janela acima, o endereço do arquivo, dê um clique duplo para acessar a pasta, e a partir daí salvar seus arquivos.
.
Importante:
Lembre sempre, que para acessar seus dados, após clicar no arquivo, você deverá clicar em “Montar”.
Para fechar a pasta protegida, clique em “Desmontar”. Caso contrário seus arquivos ficarão disponíveis para quem quizer visualizá-los.
Como o programa um drive virtual, você também poderá acessar seus arquivos pelo menu “Meu Computador”, do Windows.
0 comentários:
Postar um comentário